Skip to main content
AçãoCasesPublicidade

Dove Camera Shy

By 19/07/2013No Comments

O que é a real beleza pra você? Num universo cheio de estereótipos e padrões a serem seguidos, a Dove mais uma vez lança um encanto de campanha, a “Camera Shy” (Câmera Tímida) mostra nada mais do que a reação de diferentes mulheres ao serem abordadas pela lente de uma câmera. Talvez com receio de não estarem tão bonitas ou arrumadas, ou ainda, por serem surpreendidas em momentos só delas,  tentam se esconder, por vezes tampando o rosto, “Quando você parou de se achar bonita?” é a frase que surge,e e logo depois o comercial segue mostrando meninas cheias de sorrisos e espontaneidade próprias de criança, querendo tudo,menos se esconder.

 

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JCFBDiHlgrU]

 

Pra quem interessar a música do comercial é Peek-a-Boo de Rose Murphy

 

 

É interessante ver que em meio a anúncios tão parecidos com modelos de beleza inalcançáveis surge algo tão simples, mas que é tão mais real, principalmente para nós mulheres. Não é de hoje que a Dove tenta revelar a real beleza (que na verdade é toda ela), o tema vem sendo abordado nos últimos 10 anos.

 

 

Com o “Retratos da Real Beleza” a marca também surpreendeu ao usar um artista forense do FBI, Gil Zamora, para desenhar, os rostos de mulheres descritos por elas mesmas sem que soubessem. O mesmo foi pedido a desconhecidos: que descrevessem essas mesmas mulheres. O resultado foi a incrível diferença da percepção de nossa própria beleza e daquela vista pelo outro.

dove dove2

 

 

A campanha que ganhou GP de Titanium em Cannes desse ano, possui milhares de visualizações no Youtube e nos questiona, mais uma vez, se estamos nos enxergando da forma que realmente somos ou se estamos nos cobrando em excesso.Segundo a Dove, somente 4% da população feminina mundial se considera bonita, talvez porque os padrões apresentados pela mídia estejam tão surreais que nossas mulheres não enxerguem mais beleza nelas mesmas.

 

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Il0nz0LHbcM]

 

É importante que atitudes como a da Dove continuem e se disseminem mais pelo universo publicitário, pois já que a publicidade não cria estereótipos, pode muito bem inovar e sair da mesmice, dos mesmos rostos, cabelos e cor da pele.

 

 

dove1


Por Veriza Duca