Skip to main content
AdvertisingCases

Joel Santana – Treinador ou Actor?

By 30/08/2013outubro 3rd, 2013No Comments

O uso de celebridades na publicidade é tema constante de debates no mercado e no meio acadêmico. Se por um lado, garotos-propaganda facilitam a identificação das marcas pelos consumidores, por outro, seu uso pode se tornar uma dependência ou até gerar conflitos entre empresas. Enfim, seja a estratégia positiva ou negativa, uma figura indescritível tem feito muito sucesso nesse aspecto: Joel Santana.

 

Em 2009, o famoso coach de futebol comandava a seleção da África do Sul. Ao ser entrevistado, após um jogo, Joel Santana tentou falar inglês. Porém, não foi da forma como a tia da escola ensinou. Resultado? Viralizou. Veja!

 

Três anos depois, Marcello Serpa, diretor de criação da AlmapBBDO, resgatou o técnico do esquecimento. O Gigante da Publicidade utilizou pela primeira vez a simpatia e o ‘embromation’ do Papai Joel na campanha ‘Pode to Be?’ da Pepsi (2012).

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7xl3cEcgdXk]

 

Um ano passou. Desta vez, é a agência África que aproveita the perfect english do coach. A campanha ‘Donti Revi Caspa’ da Head & Shoulders busca, de forma cômica, difundir o xampu da Procter & Gamble. Joel Santana volta a ser o astro. Ele aparece no vídeo ensinando a pronúncia correta do nome da marca e promovendo a eficácia do produto no combate à caspa.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ew1bwAezxY8]

 

Após o lançamento da campanha, Marcello Serpa utilizou o Twitter para insinuar plágio da agência rival. No post, o sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, disse “Na boa, pode ‘to be’ igual?”. Numa outra mensagem, o Gigante escreveu “Se pode ‘to be’ igual, então podemos fazer um filme aqui na agência com aquele bebe fofo rindo e rasgando papel… Vai ficar uma graça”, fazendo referência ao famoso anúncio “Sem papel” da África para o Banco Itaú. Confira!

 

Seguindo o pensamento proposto no first vídeo, a Head & Shoulders lançou the second…

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TWYVeLipIlw]

 

Now, Joel Santana está Singing in the Chuveration! Em apenas dois dias, 1.112.776 de pessoas já assistiram o comercial no Youtube. Ao menos agora, muito mais gente sabe pronunciar Head & Shoulders. Ou não.

 

 

Por: Mateus Queiroz