Skip to main content
CasesPublicidade

Mamíferos Parmalat: Inesquecível que marcou sua memória

Há 17 anos foi ao ar uma das campanhas mais inesquecíveis do Brasil. E quem não se lembra daquelas crianças vestidas de mamíferos com um leite Parmalat na mão? Não precisa ser entendido do assunto pra saber que o anúncio foi um sucesso nos anos 90 e ainda é lembrado quase duas décadas depois. E não é à toa: a campanha foi criada pela DM9DDB e por ninguém menos que o Gigante da Publicidade Nizan Guanaes, o mesmo que já disse que o publicitário tem que saber agarrar as oportunidades que surgem em seu caminho. “Tem gente que tem conta de uma empresa de leite, e vê uma criança vestida de mamífero andando pra lá e pra cá e não percebe.”, o que não foi o seu caso, ele como sempre aproveitou a oportunidade de forma brilhante.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EU7uojbvoKQ]

 

Os “Mamíferos” consolidaram a marca Parmalat como líder de mercado do país, não só com os vídeos que tinham como target o público infantil (grande influenciador na decisão de compra), como também com a promoção “Mamíferos de Pelúcia” que em troca de 20 códigos de barra de qualquer produto da marca mais R$8,00 dava um bicinho de pelúcia. Foi aí que os Mamíferos viraram febre nacional e fizeram com que as vendas da empresa aumentassem consideravelmente, sem contar na relação de afeto que a promoção criou com o consumidor. (Muitos, assim como eu, guardam essas pelúcias até hoje!)

 

imagem 1

imagem 2

 

Em 2007, a campanha foi reformulada pela Agência África visando mostrar como aquelas crianças da campanha de 1996 cresceram, bem como a linha de produtos Parmalat. No anúncio os atores, agora com idades entre 13 e 16 anos, tentam vestir as fantasias de mamíferos que agora já não servem mais, tudo ao som do antigo jingle com algumas modificações e no final o famoso “Tomou?” despertaram a nostalgia do público.

 

[youtube=www.youtube.com/watch?v=xqvYxxTaSks]

 

imagem 3

 

 

Os “Mamíferos Parmalat” tem, sem dúvida, um espaço cativo na memória do público e é um bom exemplo de campanha que deu certo para o meio publicitário. Para Paulo André Bione, coordenador dos cursos de criação da Miami Ad School/ESPM, “Uma campanha publicitária pop. Aquela que entra na vida das pessoas, que seduz um país inteiro e ninguém esquece mais. […] Colocar crianças fofas ficando mais fofas ainda usando fantasias de mamíferos, um jingle chiclete, mais um conceito amarrando muito bem a ideia. Um dos grandes momentos da propaganda brasileira.”

 

imagem 4

 

 

Por Veriza Duca