Na década de 90, o canal MTV Brasil teve seu auge ao conquistar o público jovem através de humor e música. Nos últimos anos, coube a Marcelo Adnet e companhia a difícil missão de alavancar a emissora. Porém, com a saída dos comediantes, o canal perdeu audiência e decidiu apostar em uma nova estratégia: deixar a TV aberta.
Após a divulgação do relançamento do canal na TV paga, a partir do início de outubro, a Viacom Brasil, nova distribuidora oficial da emissora, manteve mistério sobre os detalhes da programação, dos apresentadores e do possível novo estilo da MTV. Entretanto, a proximidade da estreia revelou as novas estratégias de divulgação e promoção do canal. Característica marcante, o humor foi outra vez utilizado e, ao que parece, a nova fase manterá o jeito descontraído e irreverente de sempre.
O primeiro passo foi a criação do hotsite Ask Mama. O objetivo é oferecer aos consumidores algumas respostas sobre o futuro do canal. Como protagonista encontra-se a mãe Dináh, famosa por fazer várias previsões sobre o futuro das personalidades, que responde as dúvidas dos fãs de maneira divertida. Ao clicar no ícone “Perguntas Frequentes”, é possível ouvir os presságios da vidente sobre a possibilidade de existência de um VMB, alterações na programação, data de estreia, etc. Uma das brincadeiras feitas são as cincos tentativas frustradas da garota propaganda de falar a expressão “reality show”. O serviço já se encontra disponível na web. Confira a divertida campanha – criação da AlmapBBDO – no seguinte link.
– A figura excêntrica da Mãe Dinah desperta a curiosidade do público, gera engajamento e contribui, assim, para a continuidade das conversas sobre como será o futuro da MTV – principalmente no universo das redes sociais, onde está a nossa audiência de millennials – ressalta Natasha Szaniecki Novak, Diretora de Marketing e Comunicação da Viacom Brasil
Além do site, a campanha agrega filmes de 30” que serão veiculados na MTV Brasil (canal aberto até 30 de setembro), anúncios de página dupla em revistas e ainda uma vinheta de 15”. Finalmente, foram criadas peças para plataformas digitais, completando a comunicação. Essa é a ‘nova’ MTV querendo reconquistar a audiência que fez dela um canal respeitado nacionalmente.
Por Mateus Queiroz