Skip to main content
Comunicação

Batalha de marcas: Santander X Itaú

Na última quinta-feira (19), tivemos mais uma demonstração das mudanças ocorridas nos cenários das empresas através do aumento da importância das redes sociais no relacionamento com o consumidor e do posicionamento dessas mesmas no mercado.

Da série “coisas que só a internet pode nos possibilitar”, foi a batalha de rimas entre os bancos Santander e Itaú proposta pelo usuário do twitter Vyktor Berriel (@vyktorb), editor do blog Jesus Manero, que iniciou a brincadeira twittando a seguinte frase: “tô em dúvida entre abrir conta no @santander_br ou no @itau. Vou ficar com quem vencer 1 batalha de rima entre os dois.” As empresas toparam o desafio e o resultado é esse aqui abaixo:

veriza 1

No dia seguinte até o Banco do Brasil decidiu entrar na disputa, mesmo não tendo sido mencionado. Segundo Omar Barreto Lopes, gerente executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do BB, “Embora ele não tenha citado o Banco do Brasil, consideramos que seria interessante [interagir] por ter uma menção ao segmento.”

veriza 2

Essas interações inusitadas com o consumidor vêm sendo muito comuns e podem representar um fator decisivo na escolha de uma ou outra marca (mesmo em brincadeiras como essa, que geram, no mínimo, notícia). Segundo Eduardo Tracanella, superintendente de Marketing Institucional do Itaú, “Tudo está mudando muito rápido e as marcas precisam mudar também. As marcas perceberam que podem ter mais conversa, mais protagonismo, e menos propaganda. Sem perder a identidade, e adequando a linguagem a cada plataforma”, da mesma forma Clau Duarte, superintendente executiva de Comunicação Externa do Santander, afirma que a empresa monitora tudo o que é dito sobre ela nas redes sociais e dessa forma buscar responder ao usuário com a mesma linguagem.

Por Veriza Duca