A partir de hoje nós iniciaremos a nossa nova série sobre os novos Gigantes, aqueles que estão deixando “uma marquinha no Universo” e Fazendo História. Para começar com pé direito, vamos falar sobre a Simone Terra, a Paula Lagrotta e o Antonino Brandão.
Ao contrário do que você possa imaginar, Simone Terra não é formada em Publicidade, e nem nunca foi. Graduada em Ciências Sociais pela UFF, e pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico, fundou sua própria empresa de consultoria (a STerra Soluções de Mercado) onde realiza palestras e capacitações na área de Trade Marketing. É também professora do curso de Trade Marketing e áreas afins na ESPM e, atualmente, mestranda na área de Sistema de Gestão na UFF, com a tese de um novo modelo de Gestão Estratégica de Comunicação com o Shopper. Entre seus cases de consultoria, ao longo dos mais de 18 anos de STerra estão trabalhos para a Coca-Cola, Bayer, 3M, Editora Abril, Brahma, Cielo, Fiat, Danone, Gillette, Unilever, L’Oréal entre outras. Outra área de reconhecimento de Simone é a parte de Antropologia do Consumo, principalmente no case do Guaraná Jesus, onde ela abordou a relevância socio-cultural do refrigerante de guaraná mais vendido do Maranhão. De acordo com Terra, em entrevista sobre este case, ela afirma que é necessário entender o público-alvo, para entender a identidade e os valores de cada mercado: “Temos que conhecer as necessidades, falar a língua deles, usar meios adequados de comunicação, fazer ações que mobilizem e valorizar as marcas”.
Já a Paula Lagrotta é formada pela UFRJ (essa sim em Publicidade), começando sua carreira como Executiva de Contas na Pubblicità & Esquire Alliance (em 1996, quando muita gente que lê esse blog não sabia nem o alfabeto, que dirá que ia fazer Publicidade) e na Fischer America. Depois de anos como atendimento, começou como planner na Young & Rubicam em 2001, e a partir de 2003 e na Quê Comunicação. Desde 2010 na NBS, entrou como Diretora de Planejamento da conta Oi e, em 2011, foi promovida a Head de Planejamento do Rio de Janeiro, cuidando de contas como Oi, Petrobrás e O Boticário, além do Ministério do Esporte.
E pra fechar com chave de ouro, Antonino Brandão, atendimento na veia, trabalha com Publicidade há mais de 30 anos, passando por agências como J. Walter Thompson, McCann-Erickson, DPZ, Ogilvy e Propeg e cuidou de contas como Shell, Pepsi, L’Oréal, Kaiser, Bacardi, L’Oréal, Coca-Cola, Telemar/Oi, Bob’s e muitas outras, onde atendeu, por exemplo, a Esso por doze anos seguidos, na JWT e McCann. Ao longo de sua carreira esteve perto dos grandes anunciantes e das grandes agências. Foi um dos fundadores da NBS e tornou-se um dos sócios, onde hoje é o responsável pela área de Atendimento e Negócios. Atualmente, atende às contas Bob’s, CCAA, Oi Futuro, O Boticário e outras. Em 2002, foi eleito Destaque Profissional de Atendimento pela ABP e, em 2010, voltou a receber o Prêmio Destaque Profissional, desta vez na categoria Executivo de Agência.
Gostou de saber um pouco mais sobre esses Gigantes? Todos os três (e muitos outros mais) estarão nos dias 28, 29 e 30 de Outubro contando um pouco sobre suas vidas, seus cases e sobre o mercado publicitário atual na nova edição do Vitamina UFF, que busca relembrar as campanhas ditas inesquecíveis. Conheça mais sobre o evento e faça sua inscrição aqui.