Paras as pessoas que não gostam tanto de ver aos desfiles de carnaval ou sair as ruas pra curtir os blocos, uma das opções foi assistir ao prêmio Oscar deste ano. E entre gorjetas de um milhão de dólares (mais do que Big Mama & Papa já viram em um dia) e Brad Pitt tocando em um Oscar (que, infelizmente, não era só dele #ForçaBrad), o assunto mais comentado e retuitado na história foi a selfie da apresentadora Ellen DeGeneres.
Uma gama de estrelas de Hollywood, entre elas, Brad Pitt, Meryl Streep, Bradley Cooper, Kevin Spacey, Jennifer Lawrence, Angelina Jolie, se espremeram ao máximo para caberem na foto (assim como todo mundo quando um amigo saca o celular no meio de uma festa — coitado do Jared Leto). Mas essa não foi uma foto meramente espontânea. De acordo com The Wall Street Journal, se tratava de uma ação de marketing da Samsung e teria custado cerca de R$45 milhões de reais.
O acordo feito pela empresa coreana incluiria divulgar seu mais novo lançamento — o Galaxy Notes 3 — em diversos momentos durante a cerimônia, como em uma aparição no tapete vermelho e em um comercial de 5 minutos da empresa durante o intervalo. Ainda segundo The Wall Street Journal, a selfie foi sugerida pela própria apresentadora do Oscar. Ellen teria até se reunido com executivos da empresa coreana para aprender a usar o novo Galaxy, para que tudo desse certo.
O selfie de Ellen acabou sendo muito mais impactante do que os comerciais tradicionais. Você não consegue prever e pagar para que algo torne-se mágico e viral. — Allen Adamson, diretor da Landor Associates.
Ainda assim não acreditam que o marketing pode atuar em TODAS as áreas possíveis, inclusive nessa selfie fofa? Só tem que fazer direito, não é? Selfie no Galaxy, mas Twitter no iPhone não dá, Ellen.
E como tudo que é viral fica mais interessante quando começam a surgir as paródias, abaixo uma das mais divertidas, feita por Matt Groening, criador dos Simpsons, e publicada no twitter @HomerJSimpson.