Esses dias uma ação de interação da Pepsi em sua fanpage do Facebook gerou bastante buzz, talvez até mesmo mais do que a empresa esperava. Contudo, o que mais interessou os usuários não foi a peça em si, mas sim as diversas respostas criativas, confira.
Manter uma marca online requer bastante trabalho, em sua maioria os usuários não se mantêm visitando páginas para buscar conteúdo, estes absorvem o que aparece em sua timeline. O Facebook não mede esforços para promover seus serviços pagos, por isso a restrição ao conteúdo que é exibido no perfil dos usuários é bem pequeno. Estima-se que o limite de visualização gratuita gira em torno de 0.4% e 5%, como afirma o weareSocial.
Não faltam exemplos reais para provar que a aderência é extremamente baixa:
Skol
Página: 13 milhões de likes
Conteúdo: Média de 2 mil likes
Red Bull
Página: 43 milhões de likes
Conteúdo: Entre 60 likes e 50 mil likes
Coca-Cola
Página: 80 milhões de likes
Conteúdo: Entre 400 e 2 mil likes
Fora dos serviços pagos, as páginas precisam abusar da criatividade para produzir interação, que é a tática mais ideal no momento para alcançar o público. Em sua maioria, as páginas ainda não interagem com o público de uma forma mais intensa. Fatores como falta de equipe dedicada e falta de visão do potencial online influenciam nesta escolha por parte das marcas.
A pepsi, como vemos abaixo, teve de lidar com uma situação bem delicada. A princípio na, possível, reunião de pauta, ninguém se lembrou do segmento de tênis da Coca, mas os usuários não perdoam, veja:
A resposta gerou mais comentários e curtidas do que o post em si, contudo, esta foi responsável pelo alcance monstruoso que a postagem teve.
A pepsi deveria ser extremamente cautelosa na resposta. E ela não perdeu o rebolado! Manteve a brincadeira e ganhou curtidas também. A Fanpage da Pepsi é exemplar na forma como trata seus curtidores e consumidores e não se pode duvidar que está sendo pioneira.
Mas a pergunta que surge é: O que devemos esperar como resposta da Coca-Cola agora?
Por Thiago Machado