No dia 17 de março é comemorado o Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício), uma festa irlandesa que conquistou diversos países, inclusive o Brasil. Pouco se sabe, porém, da história do santo padroeiro da Irlanda que deu origem a essa comemoração, e como essa festa vem sendo realizada.
– Desfile em Dublin, na O’ Connel Street.
De acordo com algumas pesquisas, Patrício era originalmente inglês, mas, na adolescência, foi capturado por piratas e levado a Irlanda. Depois, quando conseguiu escapar de seu cativeiro, voltou à Inglaterra e se tornou bispo. Patrício, já mais velho e entregue a vida religiosa, decidiu, então, se mudar de vez para a Irlanda e evangelizar os irlandeses.
A história conta que ele usava o trevo (o original, de três folhas) para ensinar a doutrina da Santíssima Trindade, por isso esse objeto acabou se tornando o seu símbolo, assim como a cor verde das folhas se tornou sua cor característica. O Saint Patrick’s Day é comemorado no dia 17 de março porque foi a suposta data de seu falecimento no ano de 461.
A Irlanda é famosa, além de outros fatores, por suas bebidas, principalmente as cervejas que são vendidas nos conhecidos pubs irlandeses. A festa de St. Patrick’s Day não podia deixar de transmitir essa “tradição” de bebedeira e farra que leva as pessoas a aproveitarem em festivais e bares bebendo muito chopp e cerveja. Ironicamente, antes dos anos 70 os pubs irlandeses eram fechados nessa data como respeito ao santo, mas esse hábito foi, definitivamente, deixado para trás. Hoje as pessoas brindam e bebem por São Patrício.
Originalmente essa festa era só realizada apenas em países de língua inglesa, porém ela se espalhou pelo mundo e hoje é possível encontrar no Brasil, principalmente em São Paulo, lugares que no dia 17 de março oferecem festas com tema e música irlandesa além da venda de cerveja de cor verde. Pra entrar no clima do post, vamos ouvir uma musiquinha?
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=_7-PM_4aeE4]
Tal evento anual deveria ser sempre motivo de comemoração e alegria, além de ser sinônimo de faturamento para pubs e bares. Porém, o St Patrick’s Day nos Estados Unidos foi sinônimo também de preconceito. A Parada de São Patrício em Nova York no dia 17 proibia a participação aberta de grupos gays, o que acabou fazendo com que o evento perdesse o patrocínio da Guinness, a mais famosa marca irlandesa de cerveja, que alegou ter “um longo histórico de apoio à diversidade e da defesa da igualdade para todos”. O evento perdeu também o patrocínio da Heineken pelo mesmo motivo.
Outra festa de St Patrick’s Day que cometeu também esse ato preconceituoso foi a que aconteceu em Boston no dia 16 de março, fazendo com que a Boston Beer se recusasse a fazer parte do evento. Os prefeitos de Nova York e de Boston não compareceram nas comemorações de suas respectivas cidades.
Tais fatos que ocorreram nos Estados Unidos não devem ser vistos como símbolos desse dia. O St Patrick’s Day não existe com a finalidade de promover à segregação, mas sim à alegria e a diversão trazidas da cultura irlandesa, além, é claro, de proporcionar um motivo para “bebemorar”.
– Foto do Temple Bar, pub mais famoso de Dublin, no dia de St. Patrick.
Por Amanda Perlingeiro