Skip to main content
Sem Categoria

Dove, Dez Anos de Pura Beleza

 

Todos já ouviram falar do ideal de Real Beleza transmitido pela Dove, o que poucos sabem é que já faz 10 anos da criação desse conceito pela agência Ogilvy. Será que foi conquistado o feedback esperado? A resposta é óbvia: conquistaram isso e muito mais.

Para tanto foi preferível fazer uma divulgação maior no Youtube e nas redes sociais a fim de atingir também os jovens e proporcionar, com mais facilidade, a disseminação de debates sobre o tema. As campanhas eram institucionais no formato de minidocumentários sempre colocando em pauta o que é, de fato, belo.

A Dove pertence à companhia Unilever que desejou, através desse conceito, dizer que existem diferentes padrões de beleza e assim aumentar a autoestima e a autoconfiança do público feminino. O resultado disso foi uma gama maior de fãs da marca que se tornaram hard consumers e passaram a influenciar mais e mais pessoas a comprarem Dove.

A marca teve, dessa forma, um grande aumento de vendas e ganhou inúmeros prêmios de publicidade. O vídeo da campanha Dove Retratos da Real Beleza se tornou a publicidade mais visualizada de todos os tempos no Youtube com mais de 164 milhões de acessos. Essa campanha também foi a mais premiada no Cannes de 2013 com Titanium Grand Prix e 18 Leões, 10 deles de ouro. Que tal ver o vídeo só mais uma vezinha para ver se ele realmente mereceu isso tudo?

 

[youtube=www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4]

A questão que deu origem a esse case foi o fato de apenas 4% das mulheres se acharem bonitas apresentando o desafio de mostrar aos outros 96% do público feminino o problema de auto-percepção que demonstravam. A intenção era justamente chocar o público e propagar a discussão sobre o assunto.

Dove Retratos da Real Beleza foi toda idealizada por brasileiros apesar de haver apenas personagens americanos, esse elenco foi escolhido porque o vídeo teria uma divulgação global. O desempenho das agências brasileiras, no ano dessa campanha, bateu o recorde de 96 troféus colocando o Brasil no topo, com a maior quantidade e premiações publicitárias da história.   

O próximo passo da Dove, também lidando com o conceito de Real Beleza, foi estimular as Selfies. Um vídeo publicitário da marca foi veiculado durante o Sundance Film Festival 2014 com o intuito de mostrar como, atualmente, é possível redefinir o significado de beleza utilizando as novas mídias sociais.

No filme há a participação de jovens e suas mães, ambas com problemas de autoestima. Para melhorar isso é solicitado no vídeo que todas elas tirem uma selfie, mas não utilizem os filtros, depois essas fotos seriam expostas com diversos comentários de pessoas que viram as imagens. Vamos ver o resultado?

 

[youtube=www.youtube.com/watch?v=UcJBrwrSr6Y]

 

A abordagem desse filme foi bastante adequada, pois a utilização de selfies está em alta no momento. A Dove soube aproveitar uma ótima oportunidade de forma inteligente, agora basta esperar a resposta do público.

A última campanha da marca envolvendo essa temática foi a dos “Adesivos da Beleza”, assinada pela Ogilvy Brasil. Foi lançada dia 9 do último mês e tem a mesma estrutura de minidocumentário.  O filme tem a participação de mulheres comuns com problemas de autoestima.

Para ficarem mais bonitas, as personagens do vídeo, buscam uma profissional que oferece como solução um adesivo, o RB – X. É aconselhado que as meninas o deixem sobre a pele por alguns dias e gravem vídeos durante o “tratamento” relatando as mudanças ocorridas.

Após uma semana elas começam a ver resultados e afirmar estarem se sentindo mais belas. A surpresa vem no final do vídeo, e como eu não quero dar spoiler, vejam vocês mesmos:

 

[youtube=www.youtube.com/watch?v=1_ULJzBsZ4A]

 

A frase final “A beleza é um estado de espírito” reflete bem o que não só esta campanha quer passar, mas também todas as outras da Dove que utilizaram o conceito de Real Beleza. Será que este pode se tornar também um grande sucesso como foi aquela sobre os retratos?  O estilo é bem parecido, e é bem provável que provoque discussões sobre o assunto. A Unilever vem conseguindo inovar tratando da mesma temática durante dez anos, porém com abordagens cada vez mais inusitadas e impressionantes.

 

Por Amanda Perlingeiro