Rolou nessa terça-feira, no Rio Othon Palace, o Fórum de Marketing Digital Rio de Janeiro e, logo abaixo, o Vitamina te conta quais foram os destaques do evento.
João Torres, gerente de comunicação e novos negócios da IVC Brasil, chamou atenção para o “fake traffic” e para o constante aumento do acesso do nordestino à internet. Segundo a palestrar, Eduardo Muniz, da Vitrio, afirmou que passamos da era da informação e chegamos à da inteligência, onde é preciso gente qualifacada para analisar a imensa quantidade de dados.
Mariana Ferraz, online specialist do Google, disse que é preciso desenvolver uma estratégia de veiculação integrada, estar presente em várias plataformas, vários momentos do seu público. Denis Barrero, da Tim Brasil, Jonatas Abbott, CEO da Dinamize e Gustavo Pereira, presidente da ABRADI RJ, protagonizaram um debate sobre as perspectivas de crescimento do mercado digital do Rio que chegou à conclusão de que a classe C e as pequenas e médias empresas vão impulsionar boa parte desse crescimento.
Wesley Barbosa, PMD do Facebook, nos mostrou a ferramenta “Preferred Market Developer”, que otimiza o processo de anunciar na rede social. Denis Casita, CEO da Performa Web, falou a respeito do snippet, o título e o texto que um link mostra num site de busca. Flávia Marcon, gerente de marketplace do Mercado Livre, questionou: por que vender em apenas um lugar, quando você pode ser multicanal? E destacou os marketplaces como principais alternativas.
Último a palestrar, João Kepler, da Anjos Brasil, nos disse que, apesar do objetivo do marketing ser a venda, devemos focar no consumidor, em lhe propiciar uma boa experiência, ele é o responsável pela venda. O evento contou também com a apresentação de algumas start ups de eCommerce que concorrem ao Pitch Start Ups, foram elas: B! Bazar, Cabe na Mala, Cervaonde, CosméticosJá, Dujour, Home Beauty, InstaQuadros e Navegue Temporada.
Por Giovanni Pastore