Dia 25 de maio é dia da adoção e nenhuma marca no Brasil apoia mais essa causa do que a Pedigree. Desde 2008 com a campanha “Adotar é tudo de bom” (The Pedigree Adoption Drive: campanha mundial) a empresa ajudou com que mais de 40 mil cachorros encontrassem um lar. O número é animador, mas ainda é pouco perto dos 20 milhões de cães abandonados no país, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.” (Fonte: JusBrasil)
A Pedigree através do programa, e da parceria com 33 ONGs de proteção dos animais, ajuda na divulgação de cães a serem adotados e na conscientização de seu consumidor da importância desse ato de amor, em detrimento da compra de “animais de vitrine”. Afinal, não compramos um amigo, certo?
O consumidor pode ajudar através da adoção em si, se possuir o potencial pra tal ato o site da ação possui um teste para tirar dúvidas ou pela divulgação da campanha nas redes sociais. Além disso, na compra de qualquer produto Pedigree uma parte é doada a abrigos de cães apoiados pelo programa. A meta de 2013 foi de arrecadar R$ 1 milhão.
Através do Facebook também é possível saber mais sobre os eventos de adoção realizados pela empresa.
Esse mês a Pedigree lançou um screensaver que mostra a imagem de cães para adoção, seu nome e contato, caso a pessoa se interesse por ele. É bem simples: basta entrar no site e fazer o download do aplicativo, disponível para Mac e PC, aí o descanso de tela virtual atualiza automaticamente a medida em que os pets vão sendo adotados. É mais uma ação virtual que busca encantar o público, além de gerar uma super imagem positiva pra marca, que vem sendo coesa em sua missão. A criação é da AlmapBBDO e em parceria com a ONG Cão sem Dono, de São Paulo.
No YouTube também é possível assistir ao “5 anos de finais felizes” e ver um pouco dos resultados positivos do projeto.
[youtube=www.youtube.com/watch?v=MXR5jh-PpnI]Outra campanha na mesma linha é a da MARS, Colenso BBDO e Finch da Nova Zelândia, a “Share for Dogs”. O vídeo apela por mostrar filhotes fofinhos e uma voz em off que pede para o vídeo ser compartilhado. Parte do lucro gerado pelas visualizações será para ajudar na causa dos animais carentes, através da Pedigree Adoption Centre.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=6M_l2OsdCkg]Também vale a pena lembrar o emocionante “Bad dog, good dog” de 2013. O vídeo contou a história real de Mijo, um cachorro que era maltratado pelo dono. Através dessa campanha a Pedigree apontou a diferença entre um bom e um mau animal: seu dono. Mostrou ainda que todo o amor e conforto que são dados a seu cão, são retribuídos com muito carinho. A criação é da AMV BBDO de Londres, com produção da The Mill.
[youtube=www.youtube.com/watch?v=xaa9kTaqbsQ]“Adotar é tudo de bom”.
Por Veriza Duca