Skip to main content
Sem Categoria

Digital Morning – parte 2

Edmardo Galli – Programmatic Buying – Tendência ou Realidade? 

Edmardo Galli, Managing Director Latam Ignition One, iniciou a segunda rodada das apresentações lembrando o lançamento do site oficial de Ronaldinho, o fenômeno, como um case para relacionar as mudanças de estratégias no cenário digital Brasileiro.

 

Com um fragmento do filme Minority Report, Edmardo nos lembrou que o futuro chegou na publicidade. Através de ferramentas de monitoramento comportamental, no ambiente digital, mudando o foco estratégico da comunicação em questão, o planejamento foi impactado e as perspectivas estratégicas foram inevitavelmente modificadas. Em algum momento, a análise estratégica migrou do foco de observação de grupos para comportamentos individuais. E essa prática vem obtendo resultados com melhores índices de rentabilidade, com a redução de custos, e direcionando o esforço de maneira mais eficiente, através de uma comunicação mais flexível e individual. Atualmente, os algoritmos oferecem ferramentas que apresentam outras formas de impactar o seu público alvo, nos deparamos com outros tipos de potencialidades na comunicação, através de recursos do ambiente digital que apresentam diversos pontos de contatos frente ao consumidor.   Com o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais sofisticadas, e a elaboração de novos algoritmos constantemente, a construção do conteúdo é peça fundamental em uma campanha de comunicação cada vez mais integrada. E neste sentido, o storytelling contempla a personalização do conteúdo, que ratifica a mudança do foco de grupos para a observação mais individual.

Edmardo ressaltou que a discussão ética faz parte das práticas no ambiente digital, e que existem regulamentações devidas para questões de privacidade e publicidade invasiva.

 

 

Eduardo Barbato – Os principais desafios do mercado digital

 

Eduardo Barbato, orientador e um dos precursores do VitaminaUFF, e VP associado de estratégia da agência 3, ressaltou que o cérebro humano possui limites de capacidade cognitivas frente à torrente midiática, a qual nos deparamos atualmente. Neste sentido, Eduardo destacou a importância de uma comunicação integrada, com diálogos constantes em diferentes áreas da agência e os sujeitos participantes da construção do projeto, para uma melhor entrega ao cliente.

Através de uma demonstração sobre uma ferramenta da IBM, Barbato enfatizou como as mudanças estratégicas mudaram a forma de apresentação dos conteúdos, e como o consumidor se tornou fundamental na construção de planos de comunicação.

 

Fabiana Baraldi – Ampfy – Os principais desafios do mercado digital

 

Fabiana nos contou como a era do consumidor on-life influencia o planejamento de mídia no ambiente online e offline. Também enfatizou que as mudanças fazem parte do cotidiano do negócio de comunicação, e lembrou que vários fatores sociais atuam em direção a mudanças significativas.

E qual é o objetivo de planejamentos bem estruturados? Nos apresentar histórias relevantes, que atinjam de maneira verdadeira as pessoas, e que promovam engajamento através do storytelling. Por isso as histórias relevantes são sobre as pessoas, hoje o foco está nas pessoas.

 

Projeto Rebrief – Google

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=cvDoGt1tJy8]

 

[youtube=www.youtube.com/watch?v=cvDoGt1tJy8]

 

Fernanda Saboya – Kolab –Os principais desafios do mercado digital

 

O crescimento do profissional que possui contato com o ambiente digital é constante, afirma Fernanda Saboya, Head of Growth Hacking da Kolab. Um mercado de mídia que demanda cada vez mais investimento em pesquisa e em novas ferramentas, e, cada vez mais a estratégia é protagonista em um processo de construção do planejamento. Diante estes fatores, percebemos como é importante a função da estratégia de comunicação apresentar soluções de forma integrada com as plataformas e ferramentas disponíveis.  Atualmente, estamos avançados em relação as métricas mais pontuais, mas o que podemos enfatizar é a capacidade de integração que o profissional de mídia necessita, em uma perspectiva mais ampla de análise do planejamento de comunicação. Portanto, hoje nos deparamos com equipes de mídia online e offline integradas em prol dos objetivos da campanha. Com especialização e integração, podemos entender melhor as pessoas, promovendo maior troca de informação, e criando ambientes ricos em construção de conhecimento.

 

 

Painel

 

Para finalizar o evento com discussões que enriqueceram as apresentações, a Presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro e Diretora Geral de Mídia & conexões da NBS, Fátima Rendeiro, ratificou o posicionamento do Grupo de Mídia em promover a quebra de barreiras na troca de informação, destacando o desenvolvimento do profissional de mídia. Nossos desejos em estudar a comunicação e desenvolver processos fazem parte da evolução e do desejo em integrar várias línguas diferentes do mercado, em um contexto de mudanças contínuas.

Não existe mais barreiras entre on e off, pois o mais importante é contar uma boa história. No entanto, é importante a capacitação do profissional e a discussão constante nas agências de publicidade, nos veículos e anunciantes sobre os desafios em desenvolver um profissional mais versátil diante um mundo mais complexo. O mundo mudou e comunicação também, todos nós estamos no papel de gestores e a responsabilidade em modificar o micro ambiente recai na necessidade de constantes atualizações do profissional de mídia. Além disso, é importante enfatizar a integração no processo de relacionamento horizontal entre os atores do mercado: o veículo, agência e anunciante. O futuro deste profissional deverá ser a integração, com o foco cada vez mais claro no consumidor.