O Spotify está chegando ao Brasil. Mas o que isso significa? O que é o Spotify? É simplesmente uma empresa sueca que oferece o serviço de streaming de música mais famoso do mundo disponível agora para download. O acesso é por meio de convite e para aqueles que fizeram o cadastro e já obtiveram a resposta do Spotify. Ele vem aparecendo aos poucos no Brasil, a fim de ir conquistando o público de forma gradativa. Parece que esta tática tem dado certo.
O serviço surgiu em 2008 e começou a se destacar em 2010, hoje com milhões de assinantes em todo o mundo, presente em quase 60 países de 5 continentes. No entanto, somente deu indícios de que chegaria ao Brasil em 2013. Mas não foi bem assim. O Spotify foi liberado de forma parcial aqui apenas em Janeiro desse ano. Só agora ele está dando mais acesso aos brasileiros apesar do nosso país já ser considerado o oitavo maior mercado de música do mundo, segundo a IFPID (Federação Internacional da Indústria Fonográfica)
A empresa disse por e-mail em Abril desse ano que “O Spotify está chegando ao Brasil. Nesse primeiro momento, apenas algumas pessoas irão receber acesso antecipado para curtir milhões de músicas através do computador ou smartphone”. Mas esse quadro já vem se alterando, cada dia mais e mais usuários passam a ter acesso.
O que o Spotify tem para atrair tanto as pessoas? Como ele funciona? É bem parecido com os concorrentes como Deezer e Rdio, só que este conta com 20 milhões de músicas. Há a opção de baixar o programa no computador, acessar pelo site ou baixar o aplicativo pelo Android, iOS ou Windows Phone. Para entrar é necessário fazer um cadastro e esperar a empresa enviar uma senha por email liberando o acesso, as pessoas que efetuaram o cadastro há um tempo obtiveram mais cedo a resposta do Spotify, por isso puderam usufruir do serviço primeiro. Outro meio de acessar é pelo convite de alguém que já utiliza o Spotify, o qual disponibiliza uma quantidade de convites limitados para os atuais usuários.
É possível, através desse serviço, ouvir playlists de diversos artistas e temas, até mesmo de cantores pouco conhecidos que ainda não estouraram. Já existem até as músicas tipicamente brasileiras no Spotify. A diversidade de estilos acaba atraindo muitos dos mercados de nichos e aumenta ainda mais o fenômeno da cauda longa.
Para navegar é preciso ter acesso ao WiFi ou 3G/4G, porém ele permite aos usuários criarem suas próprias playlists personalizadas que podem ser ouvidas sem internet na versão Premium. Essa versão é paga e possibilita ouvir sem anúncios, além de autorizar o pulo de faixas de forma ilimitada, diferente da versão comum.
As ações feitas nesse período de “teste” do serviço no Brasil se resumiam na utilização de celebridades em redes sociais divulgando o mais novo streaming de música e na existência de diversos promoters espalhados que explicavam o que era e como funcionava o Spotify, popularizando também a uso dos convites.
No dia 28 de maio houve um evento em São Paulo para divulgação da chegada desse serviço. Nele foi declarado que o Spotify passaria a oferecer todos os seus recursos, milhões de músicas em várias playlists e a versão Premium no valor de US$5,99 por mês – o que mudará em breve para R$14,99, já com a moeda nacional – podendo ser utilizada gratuitamente no período de 30 dias. Mais barato que nos Estados Unidos, cujo valor é US$ 9,99.
O serviço no Brasil é em português, tanto os anúncios como os itens de navegação. Tudo para deixar os brasileiros mais próximos e familiarizados com o Spotify. As facilidades do serviço já fizeram com que ele conseguisse mundialmente mais de 10 milhões de assinantes que pagam, sem contar os gratuitos. Porém, a empresa, mesmo oferecendo tudo isso, teve, recentemente uma desagradável surpresa.
Houve uma invasão no sistema do Spotify que expôs algumas informações. Contudo, felizmente, em análises prévias nenhum dado sobre senhas e números de cartões de crédito de assinantes foi descoberto. O Spotify declarou estar aprimorando sua segurança para evitar que isso ocorra novamente.
Apesar disso, a empresa não teve sua imagem prejudicada. Agora o que nos resta é aguardar o desenrolar desse ocorrido e acompanhar as próximas estratégias de divulgação da marca e sua trajetória aqui no Brasil.