Skip to main content
CasesSem Categoria

O Último Jogo – Nike

Alguns dias antes do pontapé inicial para a Copa do Mundo, a Nike criou um comercial sensacional se superando, mais uma vez, quando o assunto é Copa do Mundo. Trata-se de um curta animado, que faz parte da campanha “Arrisque Tudo”, principal ação da empresa norte-americana para a Copa do Mundo de 2014. Trazendo um elenco estrelado com os maiores jogadores de futebol do mundo, o comercial se chama “O Último Jogo”, e narra a tentativa de salvar o mundo do futebol, dos clones de grandes craques.

 

A grande diferença é o formato surpreendente escolhido pela marca para sua campanha. No vídeo, lançado em seu canal do YouTube, seus jogadores patrocinados aparecem em versão animada, como desenhos, travando uma batalha por um futebol mais espontâneo. Participam do curta, versões animadas de Neymar, Cristiano Ronaldo, David Luiz, Rooney, Iniesta, Howard, Ibrahimovic e Ribéry. Além disso, Ronaldo fenômeno tem grande participação no curta, pois é ele o responsável por levar os jogadores a salvar o futebol, que havia sido tomado pelos tais clones dos craques.

 

O enredo do vídeo tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro e mostra um cientista maluco, que incomodado com o nível de imperfeição e improviso do futebol, cria um grupo de clones que praticam o “futebol perfeito”, apesar de tirarem toda a graça do jogo. Isso transforma o futebol em algo muito entediante, e as principais estrelas acabam arrumando outros empregos: Neymar, por exemplo, vira cabeleireiro. Ronaldo Fenômeno então, decepcionado com a mudança que isso causa no esporte e no mundo, vai atrás dos craques reais e consegue convencê-los de que assumir riscos e apostar na criatividade pode ajudá-los a superar os robôs em uma partida decisiva.

 

Colocar uma versão animada de atletas patrocinados, no entanto, não é uma novidade no meio da publicidade esportiva nesse período de Copa do Mundo. Na verdade, é um modo de superar a agenda dos jogadores que se torna cada vez mais conturbada nessa época de total concentração. Além de ser uma alternativa mais em conta, já que o pagamento da diária do jogador não se torna necessário.

 

O curta-metragem é bem divertido, pois conta com situações das mais inusitadas e engraçadas envolvendo a personalidade dos jogadores. Como, por exemplo, Neymar tirando selfies durante em momentos do vídeo e Cristiano Ronaldo posando de manequim em uma vitrine.

 

Por fim, tudo será decidido no jogo final, uma espécie de morte súbita, entre os craques de carne e osso e suas versões clonadas. O final? Descubra assistindo ao vídeo:

 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=XG3YGJI8r1k]