Skip to main content
CasesPublicidade

99 Days of Freedom – Você conseguiria?

image 1

É impossível negar o iminente crescimento e a grande influência das redes sociais na rotina dos seres humanos. E quando falamos ou pensamos nesses meios de comunicação e entretenimento, o que nos vem logo em mente é a rede social considerada de maior sucesso do mundo: o Facebook.

De acordo com estudos e pesquisas recentes, cerca de 829 milhões de pessoas acessam a rede diariamente e, desse grupo, 654 milhões são usuários ativos em plataformas móveis. Tudo isso comprova a enorme presença da rede na vida das pessoas e a grande necessidade de estar conectado.

No entanto, já parou para pensar na quantidade de tempo que você passa acessando o Facebook e o quanto isso afeta a sua vida? Já parou para pensar nas vezes, por dia, que damos aquela “olhadinha” na rede – mesmo que sem compromisso – e o quanto isso pode influenciar no seu humor?  Ou ainda, já parou para pensar que o Facebook se tornou um vício e que talvez seja impossível viver sem ele?

Baseada nessas informações e na notícia de que o Facebook estaria manipulando as publicações no feed de notícias – mostrando mais postagens felizes ou tristes para observar os sentimentos e as alterações de humor dos internautas – uma criativa agência de publicidade Holandesa, Just, tem proposto algo diferente, uma “nova” experiência aos usuários da rede social: o projeto “99 Days of Freedom” (99 Dias de Liberdade).

A proposta do projeto é simples: passar 99 dias sem utilizar o Facebook. O objetivo seria avaliar a sensação e o comportamento das pessoas em não acessar a rede por mais de três meses e qual seria o nível de alegria ou estresse das mesmas durante esse período. Para esta análise, o projeto se conecta ao seu Facebook e ,basicamente, oferece um aviso de “fora da rede social” no seu perfil, além de o “desafiado” receber um questionário, após determinado tempo, para descrever suas experiências fora do mundo virtual. A agência garante publicar em seu site os resultados da pesquisa.

image 2

 

A intenção dos idealizadores do projeto seria compreender se as pessoas estão dispostas a abrir mão do Facebook para fazer outras coisas e ter diferentes experiências pessoais após passados os 99 dias. Segundo Merijn Straathof, diretor de arte da Just, o objetivo não é fazer com que as pessoas deixem de usar o Facebook, mas que esse experimento sirva para descobrir como pode ser a vida sem a rede social.

De acordo com informações, mais de 3 mil usuários já aceitaram o desafio. Mas e você? Estaria disposto(a) a enfrentá-lo? Aguentaria ficar mais de três meses sem acessar o Facebook? Descubra se é possível se sentir livre de verdade acessando o site e iniciando a experiência!