O Young Wave Circus 2015 aconteceu ontem, 16 de abril, organizado pelo Wave Festival, no salão principal do Copacabana Palace no Rio de Janeiro. O evento reuniu vários estudantes de publicidade, principalmente, do RJ para ouvir conselhos, tirar dúvidas e ter um bate-papo bastante enriquecedor com Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil e eleito Profissional de Criação do Ano no Caboré 2014.
Durante o bate-papo, Hugo deu dicas para a carreira dos estudantes de acordo com sua experiência de vida profissional e se baseou em 3 pilares que explicou como dicas de vida:
1 – Rapidez
Neste tópico, ele faz uma analogia entre a vida de um leão e uma gazela na savana com a vida dos profissionais da área. A gazela, ao nascer do dia, acorda e tem a consciência de que se não correr mais rápido que o leão, irá morrer. Já o leão, acorda e sabe que se ele não correr mais rápido que a gazela, também irá morrer, por sua vez, de fome. O mesmo se aplica aos profissionais no dia-a-dia. “Corram!” “Rapidez é a chave” “Sejam rápidas em tudo que façam, inclusive na hora de fracassar” dizia. O motivo de defender tanto esta ideia é que a mudança sempre vai acontecer, porém, atualmente, a velocidade delas já está começando a nos atropelar. E afirma: “Em 6 meses, uma ideia que abalou o mundo, já não vale mais nada.” Ou seja, o mundo está mudando rápido, tudo a nossa volta está mudando rápido. O novo hoje é o velho de amanhã.
2 – Flexibilidade
“Não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive. É o mais flexível.” – Hugo Rodrigues
Aqui, ele começa a falar que devemos nos adaptar, aceitar e não reclamar dos outros, nem do que está a nossa volta. Nós nunca sabemos o que vai acontecer, então, devemos saber lidar com os imprevistos e, principalmente, a receber NÃO, o entendendo como uma melhoria.
3 – Amor
De acordo com Hugo, devemos ter amor pelo que fazemos, não para nós colhermos os frutos, mas para satisfazer o outro (cliente). Devemos amar o que estamos fazendo, que, assim, ele irá nos retribuir.
Ao final, Hugo ainda respondeu perguntas dos estudantes presentes esclarecendo sobre o funcionamento da agência Publicis, dicas para criar e inovar, como trabalhar com contas grandes, posicionamento das marcas etc.
Antes da entrevista, quatro jurados, incluindo um brasileiro e três estrangeiros, elegeram na frente dos presentes as peças premiadas do shortlist na Categoria Student.
Ouro – Pedigree (Argentina) – Campanha Pup Stars
Prata – Google (México) – Google reminds
Bronze – Bob’s (Brasil) – Animals Hungry
Por fim, os vencedores brasileiros, que estavam presentes no evento, tiveram a honra de receberem seus prêmios das mãos do próprio Hugo Rodrigues.
Por Daniel Abilio e Pâmela Ísis
Fotos: Caroline Krause